Dr. Google, o que é?
É um termo que começou a ser utilizado para representar o ato da pesquisa de sintomas na internet e as respostas de possíveis doenças que possuem esses sintomas obtidas pelo navegador.
Segundo o Google, os resultados são baseados em informações colhidas em sites que a plataforma considera confiável e de qualidade, após isso, as equipes médicas analisam e refinam as informações cuidadosamente e os ilustradores criam as imagens.
Os resultados no Google quando pesquisado por sintomas aparecem dessa forma:
Ele já é bem conhecido pelos médicos de todo o mundo, mas também pode ser um grande empecilho na hora de conversar com o seu paciente.
A pesquisa na internet substituiu até mesmo as receitas caseiras da família, que também representavam perigo, tanto quanto um diagnóstico equivocado.
Dentre os perigos que o possível diagnóstico oferece estão:
O paciente decide não buscar ajuda médica porque acha que pode resolver em casa;
Deixar de tratar uma doença grave e;
Causar pânico sem necessidade;
Como lidar com pacientes que já consultaram o Google
Para reconhecer um paciente que passou antes pela pesquisa do Google, basta observar aqueles que chegam com o possível diagnóstico durante a anamnese.
Muitos médicos se sentem incomodados com isso, principalmente quando algumas vezes o paciente acaba desconfiando do diagnóstico do médico porque foi diferente do que ele havia visto anteriormente e para ele aquele era o mais correto.